Família botânica: Labiatae
Extração: destilação a vapor do topo das flores
Origem: Europa, Mediterrâneo
Nota: média
Características da planta: erva forte e resistente, com flores violetas e muito delicadas. Floresce na primavera e no verão. Exalam agradável aroma ao seu redor.
Características do óleo: líquido, amarelo pálido, seu aroma é doce, floral e quente, bem distinto do lavandim.
Palavra chave: Equilíbrio.
Uso tradicional: foi muito usada pela antiga medicina popular para confortar o estômago e a alma. Intensivamente usada para lavar roupas por sua capacidade de deixar um aroma fresco de limpeza.
A lavanda foi a “parteira” para o nascimento da moderna Aromaterapia. Na década de 1920, o químico e cientista francês Renê M. Gattefossé descobriu ,num acidente em seu laboratório, as habilidades curativas da Lavanda e passou a estudá-la. Ao sofrer uma grave queimadura, instintivamente mergulhou o braço em um tonel contendo óleo essencial de lavanda e se impressionou com o rápido alívio da dor e posterior regeneração do tecido cutâneo, ficando sem marcas ou cicatrizes. Passou então a pesquisar intensivamente as propriedades da lavanda e outros óleos essenciais.
Propriedades: de ampla abrangência em seus efeitos terapêuticos, é extremamente profilática (previne doenças).
Anti-séptica, analgésica, bactericida, fungicida, anti-virótica, antiinflamatória, antiespasmódica, anticonvulsiva, antidepressiva, sedativa, revigorante, cardiotônica e tônica geral dos sistemas do corpo, cicatrizante, vulnerária (promove a cura de problemas na pele, músculos e ossos, por inibir a proliferação de infecção e estimular a regeneração de tecidos), depurativa (purifica o sangue), estimulante circulatória, emenagoga (promove e regula a menstruação) e hipotensiva (reduz a pressão sanguínea). Antídoto contra veneno.
Usos e indicações:
Considerada a Mãe dos Óleos Essenciais. É o mais popular e versátil óleo essencial, no reino da Aromaterapia.
Quando estiver na dúvida sobre qual óleo essencial usar, não hesite, use lavanda!
Na pele, tem propriedades anti-sépticas, analgésicas, cicatrizantes e regeneradoras. Sua ação é curadora em muitos problemas de pele, como: queimaduras de todos os tipos, inclusive de sol; acnes, alergias, dermatites, eczemas, psoríase, feridas, furúnculos e picadas de insetos, incluindo picadas de escorpiões e cobras. Também pode ser usada para minimizar estrias. Limpa e desinfeta cortes e feridas. Alivia a dor, previne contra infecção, promovendo a cura e a cicatrização. Uso: mascaras, compressas, banhos, loção corporal, aplicação e massagem.
No sistema nervoso tem efeito harmonizador, é útil em casos de alto grau do nível de estresse, que pode produzir sintomas como: espasmos, cólicas, dores, tensão nervosa, irritabilidade e distração mental. Alivia a dor de cabeça, enxaqueca e insônia. É indicado para tratar depressão e ansiedade. Uso: inalações, compressas, banhos, aplicações ou massagem.
No sistema muscular, é analgésico e antiinflamatório, benéfico para entorses, dores, artrite, reumatismo. Uso: compressas, banhos aplicação e massagem.
No sistema circulatório atua como hipotensor; baixa a pressão arterial, reduz palpitações, pode aliviar a retenção de líquidos. Uso: banhos, aplicações e massagem.
No sistema hormonal, possui grande valor para tratar problemas relacionados com a menstruação assim como a TPM e cólicas. É o óleo mais indicado para ser usado durante o trabalho de parto, por reduzir a ansiedade, minimizar a dor e suavizar o estado de ânimo. Uso: compressas, inalações, vaporizadores, banhos e aplicações.
Nos sistemas respiratório e imunológico: Benéfico para tratar gripes, resfriados, bronquites, garganta inflamada, dores de ouvido e catarro no peito. Uso: inalações, compressas, aplicações, banhos ou massagem.
É também extremamente útil em casos de asma de origem nervosa e emocional, que resulta em ansiedade, pelas suas propriedades relaxantes e confortantes.
Digestivo: limpador e calmante, úlceras bucais, indigestão, flatulência, náusea e gastrenterite. Uso: compressas, gargarejo, aplicação e massagem.
A Lavanda cuida de crianças, adultos, idosos, animais e plantas.
Influência do aroma: equilibra e harmoniza todos os níveis (físico, mental, emocional e espiritual). Pode ser calmante ou estimulante, dependendo das necessidades da pessoa; é um adaptogênico (produz efeito equilibrador entre os extremos); promove dispersão e eliminação da raiva. Minimiza o medo e libera a frustração; eleva a auto-estima e autoconfiança.
Combina bem com: todos os óleos essenciais – é considerada como um óleo pacificador, apenas uma gota pode harmonizar, realçar e aprimorar a combinação, reforçando seus benefícios.
Cuidados: não existe contra indicação para este óleo.
Comentário importante: atente-se sempre ao nome botânico da Lavanda. Existem mais de 30 tipos diferentes desta planta disponíveis no mercado, porém, nem todos têm efeitos curativos como a Lavanda Verdadeira. Busque sempre a garantia do fornecedor sobre a autenticidade e qualidade do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário