sexta-feira, 5 de março de 2010

Rosmarinus Oficinalis

Sinônimos: Alecrim, rosa do mar, incensário, erva de Maria.

Família botânica: Labiatae

Extração: destilação a vapor do topo das flores

Origem: Europa, Mediterrâneo

Nota: média

Características da planta: Planta perene, comum na Europa, que cresce até 180 cm de altura; é um tipo de arbusto espesso, com características de árvore – seus galhos se tornam grossos com o tempo. Tem folhas pontiagudas e flores em tom de azul pálido. Floresce no final da primavera e início do verão.

Características do óleo: líquido, amarelo pálido, com aroma extremamente forte, penetrante, fresco, canforáceo, herbáceo, com traços de menta.

Palavras chave: Criatividade, força, saúde, Proteção

Uso tradicional: no passado era utilizado para proteção contra espíritos malignos e pragas. Tem sido utilizado desde os tempos dos egípcios, gregos, romanos, para propósitos medicinais e rituais sagrados.

Foi recomendado por Hipócrates e Discórides. Na Grécia era utilizado como guirlanda na cabeça por estudantes para pensamentos claros e aumentar a capacidade da memória e concentração – sendo chamado de “erva da lembrança”.

Era considerado um presente de Afrodite para a humanidade.

John Gerard, herbarista do sec. XVI dizia que o Rosemary conforta a cabeça fria e o enfraquecimento do cérebro de uma maneira maravilhosa.

Nicolas Culpeper (1616 -1645) o recomendava para tratar doenças da cabeça e do cérebro, como tontura, desmaios, vertigem, dores de cabeça, sinusite com muito prurido, que afeta os dentes e a gengiva; também indicava para disfunções estomacais, do baço, e enrijecimento das juntas. Acreditava que o Alecrim ajudava a tratar pessoas com padrão mental letárgico e para o desabrochar das qualidades da mente como a inteligência e a lógica. Ele o recomendava por seu poderoso efeito estimulante do cérebro e por tratar perda de memória.

Propriedades: bactericida, analgésico, antiespasmódico, antioxidante, carminativo, cardiotônico, colagogo, cordial, digestivo, desintoxicante, descongestionante venoso, diurético, estimulante, emenagogo, fungicida, hipotensivo, mucolítico, neurotônico e tônico sexual.

Usos e indicações: indicado para tratar enxaqueca causada por problemas digestivos, tensão e fadiga mental, dores musculares, reumatismo, artrite, gota, bronquite, tosse seca, asma. Excelente anti-séptico pulmonar, respiratório, urinário e hepático; destrói os microorganismos que causam danos ao corpo; atua como antifúngico em pé de atleta, cândida albicans e Cryptococcus neoformans.

É um antioxidante fabuloso – oferece grande suporte na luta contra os radicais livres, ajuda no tratamento do câncer, tem ação anti-tumor. Seus constituintes químicos, carnosol e ácido ursolico tem comprovadamente exercido inibição ao crescimento de tumor de pele; promove proteção natural contra o câncer de pele.

Pelas suas propriedades antioxidantes é considerado um ótimo preservador alimentício.

Atua como tônico do coração, alivia palpitação e falhas cardíacas; devido a origens nervosas. É um bom tônico para os nervos, alivia fraqueza, a paralisia temporária e a debilidade.

Minimiza problemas relacionados com o enfraquecimento circulatório venal, como veias varicosas, circulação pobre e fraca e processo digestivo lento para digerir gorduras e expelir toxinas.

Tem muita utilidade em tratamentos para conter a depressão, exaustão nervosa e doenças degenerativas, como a esclerose múltipla.

Influência do aroma: renova um fresco entusiasmo pela vida e pela criatividade. Com a sua utilização, o dinamismo passa a ser evidenciado no comportamento cotidiano, e a administração dos afazeres do dia-a-dia passa a ter mais vigor e positivismo.

Eleva a autoconfiança, a auto-valorização e a autodeterminação. Indicado para ajudar a encontrar caminhos construtivos, facilitando a expressão dos sentimentos, com mais abertura e liberdade. Por sua ação de desbloqueio emocional, ajuda a liberar memórias antigas de sofrimentos, eleva a capacidade de crença espiritual e desperta o sentimento de Fé verdadeira.

Seu aroma é quente e vigoroso, sendo assim, o óleo essencial trabalha num nível muito profundo dentro da consciência individual trazendo para a luz da consciência a certeza de que somos seres espirituais!

Cuidados: pode ser neuro-tóxico, deve ser usado com parcimônia.

Não deve ser usado por hipertensos, epiléticos, e nem em estado febril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário