quarta-feira, 21 de julho de 2010

CAMOMILA ROMANA

ATHEMIS NOBILIS

Sinônimo - Camomila inglesa

Extração - a vapor da ponta da planta

Origem - Europa, cultivada na França e Inglaterra







PROPRIEDADES:
Antiespasmódico
Calmante

Digestiva

Relaxante

Regenerador celular

Antiinflamatória

Antiparasítico





USOS: eczemas, inflamações cutânea, indigestão, dores de cabeça, artrite, conjuntivites, TPM, sintomas de menopausa e distúrbios psíquicos como irritação excessiva, insônia por excesso de preocupação ou preocupação crônica.

Tensão muscular, síndrome das pernas agitadas e câimbra, principalmente noturna; promove o resgate da saúde dos nervos.



Composição química da Camomila romana - Anthemis Nobilis
  •  Ésteres 55-75%
  • Monoterpenes 18-35%
  • Ketones 10-15%
  • Sesquiterpenes 2-12%
  • Sesquiterpenols 4-7%
  • Álcool 4-6%



ÉSTERES, 55-75% (antiespasmodico, calmante, sedativo, equilibrador, anestésico, liberador emocional e antidepressivo). São formados da reação química entre um acido e um álcool e podem ser reversível; são componentes químicos estáveis e extremamente seguros para uso.

 Atua como regulador do sistema neuroendócrino, reequilibra e resgata o funcionamento adequado do sistema nervoso simpático.

Este sistema entra em colapso quando o individuo experiência muito estresse emocional, estímulos estressantes causados por condições externas, este então perde a habilidade de manter-se calmo e tranqüilo, diante das adversidades da vida. Tudo isto pode levar as atividades do SNS ao hiper funcionamento, gerando o que chamamos de estar em estado de alerta continuo ou estresse crônico.

Por conter grande quantidade de ésteres a Camomila romana tem sido indicada para diminuir a tensão pré operatória, quando usada na região do pescoço do paciente.

O éster isobutyl angelate (15-25%), é considerado como um dos mais efetivos antiespasmodico da farmacopéia (catálogo oficial das normas e informações indispensáveis ao farmacêutico para o exercício de sua profissão).



MONOTERPENES, 18-35% (analgésico e mucolitico, considerado preventivo). Promove alivio a dores musculares, promove a eliminação de pedras na vesícula, previne a formação de células cancerígenas e sua progressão.



KETONES, - também conhecido como canfora - 10-15% (mucolitico, possível ação expectorante, analgésico, sedativo, promotor da cura de feridas, virótico, limpador dos canais receptores de energia do corpo).

Efetivo para reduzir a secreção da mucosa causada por infecção, nos sistema respiratório e geniturinário. Recomenda-se óleos com ketones para curar feridas, queimaduras, cortes cirúrgicos e cicatrizes que demoram a fechar.

Previne a formação de hematomas ou ajuda no processo de cura.

Propriedade virótica: herpes, papiloma vírus e outros vírus, os quais podem atacar o sistema nervoso.



SESQUITERPENES, 2-12%, Sesquiterpenols 4-7% (antiinflamatório, previne a formação de tumor, anti-séptico, bactericida, calmante, e levemente hipotensivo, levemente analgésico e antiespasmódico, antiestamínico, antialérgico).

São homólogos à hemoglobina, carregam moléculas de oxigênio através do corpo e para dentro das células. São moléculas encarregadas de esvaziar o lixo do corpo, limpar arquivos obsoletos e eliminar toda informação, especialmente a nível celular, que não se fazem mais necessárias. São moléculas disciplinadoras, promovem disciplina em outras células que se tornaram rebeldes e desgovernadas.



ÁLCOOL, 4-6% (antiinflamatório, analgésico, anti-séptico, bactericida, tônico, antiespasmódico e sedativo)


"Posso ser eu mesma, me aceito do jeito que sou não tenho mais necessidades de mascarar meus sentimentos. Conheço-me melhor. A camomila me ajuda a me harmonizar comigo mesma. Ela maximiza minhas virtudes, me confere paz."


 

Texto: Vera Lucia O'Neill
Fotos: Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário