sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A química dos óleos essenciais

Todas as coisas neste mundo, vivas e não vivas, são feitas de substâncias químicas. Todas as coisas vivas contêm átomos de CARBONO, substância química orgânica.Outros três componentes químicos construtores da matéria viva existente no planeta são HIDROGÊNIO, OXIGÊNIO e NITROGÊNIO.

Os componentes químicos dos óleos essenciais são formados a partir de infinitas e diferentes combinações entre  os átomos de CARBONO, HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO.

O CARBONO é o mais versátil de todos os elementos. Em sua forma simples, sem estar combinado com outros elementos, pode ser encontrado de três formas:
Diamante - considerada uma das mais preciosas substâncias do planeta
Pigmento preto - espécie de poeira preta utilizada (dentre muitas formas de uso) como base para a produção de tinta preta.
Grafite - utilizado para a fabricação de lápis e lubrificação de metais

Segundo Dr. David Stewart o CARBONO pode ser considerado o "átomo do amor" , por possuir natural e ativa atração em vincular-se com outros átomos. Este poder em vincular-se e conectar-se com outros átomos torna possíveis todas as substâncias do mundo vivo.

Moléculas baseadas em CARBONO são a base da química de animais e plantas. Sendo assim, o corpo humano e os óleos essenciais têm em comum, em sua composição química, o CARBONO. Esta biocompatibilidade ajuda a explicar a efetividade terapêutica dos óleos essenciais.

Os principais componentes químicos dos óleos essenciais formados a partir da combinação desses três elementos, CARBONO, HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO, são:
terpenos, fenóis, álcoois, aldeídos, cetonas, ésteres, óxidos e éteres.



Fonte de referências: trechos extraídos da apostila do curso de aromaterapia de Vera Guedes O'Neill, Sócia proprietária da empresa NovaFlor (www.novafloressencia.com.br / aromavera.blogspot.com)
Imagens: web

Nenhum comentário:

Postar um comentário