terça-feira, 22 de junho de 2010

Hissopus Officinalis


Família botânica: Labiatae/ lamiaceae

Extração: destilação a vapor do topo das flores

Origem: nativo do sul da Europa, Mediterrâneo e de zonas temperadas da Ásia. Cresce atualmente na Europa, Rússia e America do Norte. Maiores produtores: França, Hungria, Holanda.

Nota: média
Características da planta: arbusto espesso, pode crescer 20 a 60 cm de altura. Talos eretos, folhas lineares, e pequenas, flores azuis, violeta, rosa ou brancas, extremamente aromáticas, e freqüentemente atraem enxames de abelhas e muitas borboletas.

Características do óleo: líquido, incolor, para o amarelo pálido, seu aroma fortemente medicinal, doce, pungente e afiado.

Palavra chave: Limpeza, purificação, Purgação, Perdão

Uso tradicional: Nos tempos antigos era considerada uma planta misteriosa – muito prezada pelos Hebreus. Seu nome significa: Erva sagrada, é mencionada na Bíblia dose vezes. Era usada em rituais de purificação e limpeza. No cristianismo era símbolo de limpeza espiritual, e tornou-se associado com o batismo e com o perdão dos pecados.

No mediterrâneo tem sido usado por mais de 2.000 anos. Citado por Galeno, Dioscorides e Hipocrates, por suas propriedades curativas em muitas doenças, principalmente as doenças respiratórias.

Os Romanos o usavam como proteção contra a praga, e para desinfetar suas casas. Foi uma erva muito valorizada na idade média, e era plantada nos mosteiros por monges curadores. Culpeper utilizava o Hissopo contra zumbido no ouvido.

Na Bíblia consta seu uso para curar lepra e para limpeza e purificação dos pecados.

Propriedades terapêuticas: poderoso anti-séptico, bactericida, virótico, febrífugo, antiinflamatório, expectorante, vulnerário, estimulante circulatório, antiespasmódico, sedativo, revigorante, carminativo, hipotensivo (em doses pequenas) ou hipertensivo ( em altas doses).

Usos e indicações:

Na pele, tem ação pronunciada no tratamento de feridas purulentas, contusões com grandes hematomas e inchaço. É bom em cremes para tratar escaras. Uso: compressas, banhos, creme ou gel, aplicação e massagem.

No sistema nervoso : para tratar concentração mental deficitária e fraca, seguida de fadiga e debilidade nervosa. Trata ansiedade, libera a tensão localizada na região da nuca. Tem indicação para tratar os sintomas da esclerose múltipla.

No sistema circulatório: atua como hipotensor usado em pequenas doses e aumenta a pressão se usado em grande quantidade. É um regulador da pressão sanguínea. Uso: banhos, aplicações e massagem.

No sistema geniturinário: atua em processo de escassez menstrual e/ou períodos irregulares. Indicado para tratar leucorréia, doença venérea mais antiga que se tem conhecimento, citada na bíblia como impureza do homem. Uso: compressas, inalações, vaporizadores, banhos e aplicações.

Nos sistemas respiratório e imunológico: o hyssopo tem grande afinidade com o trato respiratório, por sua ação mucolítica, atua liquefazendo e expulsando o muco pesado e velho, limpando o aparelho respiratório das toxinas. Colabora para tratar enfisema pulmonar, pneumonia, febre de feno e sinusite. É excelente para tratar e curar problemas de garganta inflamada. Em casos de bronquite e asma, pode ser usado em quantidade mínima para ajudar a aliviar o espasmo bronquial. Atua como um fortalecedor do timo e também revigorante do baço, na produção de glóbulos brancos; é muito eficiente no combate ao vírus do herpes. Uso: inalações, compressas, aplicações, banhos ou massagem.

Digestivo: É excelente para ajudar na digestão de gorduras pesadas, elimina gases e parasitas do intestino; atua como digestivo orgânico e mental. Uso: compressas, aplicação e massagem.

Influência do aroma: dispersa a confusão mental e os conflitos emocionais externos. Tradicionalmente usado como erva de proteção contra influencias negativas e espíritos malignos. Indicado para indivíduos extremamente supersticiosos, que tem crenças sem base na razão ou no conhecimento, temem coisas inócuas, praticam crendices, acreditam em presságios e na punição divina.

Limpa a mente, o coração, o pulmão e o espírito, quando estes estão carregados de influencias negativas, maus fluidos desde a muito tempo. Segundo a tradicional medicina chinesa, o indivíduo que tem um pulmão e coração fortes estará protegido contra todo e qualquer mal que possa ser uma ameaça externa- a proteção está no fortalecimento dos órgãos vitais, com a expectativa que estes órgãos estejam abertos para a expressão da bondade, compaixão, generosidade, doçura, alegria, e amor, como conduta natural e espontânea.

Limpar a casa com o hyssopo proporciona purificação das formas- pensamento, que por ventura possam estar instaladas, por ação do próprio morador ou de outrem.

Combina bem com: cedro, lavanda, alecrim, cipreste, manjerona, pinho, camomilas, junipero, e todos os cítricos.

Cuidados: deve ser usado com cautela e em pequena quantidade. É preciso evitar seu uso em mulheres grávidas, e em pessoas com epilepsia e pressão arterial alta.
Principais componentes químicos: Cetonas- 39 a 65%;  Monoterpenes- 20 a 40%;  Sesquiterpenes- 3 a 7%; 
 fenóis- 2 a 5%;  alcoóis- 1 a 2%; 
       ésteres- 1 a  3%; óxidos- 0 a 1%.

Um comentário:

  1. Um perfume feito com hyssopo e Grapefruit fica maaaravilhoso, além de ser um excelente dissipador de todas as energias negativas!!! Refrescante, rervigorante, alegra o espírito!!

    ResponderExcluir